- Ano: 2012
-
Fotografias:Pedro Vannucchi
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto nasceu de uma demanda do cliente que estabelecia dois programas para um mesmo edifício, abrigar espaços de trabalho ou uma residência para que no futuro pudesse ser usada por seus filhos.
Assim, fizemos um projeto bastante racional, com espaços amplos e flexíveis em termos de uso. Desenvolvemos raciocínios de projeto como uma sala que poderia se transformar facilmente em um estúdio de trabalho.
Hoje, efetivamente, funcionam lá uma empresa de design gráfico e um consultório de psicologia.
As decisões projetuais quanto à estrutura e acabamentos, foram feitas com base em nosso interesse em fazer uma construção a mais próxima possível de um sistema industrializado. Esta decisão, além de contar com um maior controle dos procedimentos durante a obra, nos permite aferir os custos da obra com maior apuro, pois esta é uma tarefa que nosso escritório toma como sendo de nossa responsabilidade. Procuramos garantir, na medida do possível, que aquilo que foi orçado no inicio do processo se mantenha ate o final da obra com pouca variação. Neste caso, o custo final da obra saiu 7% mais caro daquilo que foi orçado.
A nossa cliente, Didiana Prata, é uma designer gráfica dona do escritório que funciona lá hoje, a Prata Design, e esta foi uma parceria interessante durante o processo de elaboração do projeto e da obra, pois discutimos bastante juntas as questões das cores e texturas do projeto.